25 novembro 2005

As Intermitências da Morte - josé saramago



O novo livro de josé saramago ( ele escreve Deus a pequeno) já está nas livrarias, pronto a ser consumido.
Não gosto da forma como escreve, mas gosto muito das histórias que cria com a sua “pena”. Desta vez, o nosso prémio Nobel, apresenta-nos um país, onde a morte desistiu de trabalhar. Só não é o nosso país porque é monárquico (ou será um sonho do escritor “comuna”, acabar com a eleição de um “Rei” de 5 em 5 anos?).
Como podem sobreviver o estado (reformas eternas), a igreja (sem morte não há ressurreição), a industria dos caixões?
Saramago leva-nos pela sua mão a meditar sobre a vida, o amor, a morte. As coisas boas e más têm que existir, só lhes damos valor na sua ausência, mesmo á morte.
Ainda não acabei, tenho que ler devagar, ele escreve daquela forma peculiar de nunca nos informar quando alguém entra em discurso directo. O Tavares é que tem razão, a professora primária é que foi a culpada.
Leiam que vale a pena, eu estou a meio e vou-me rindo sozinho.


Nota: Coloquei um link para o "site" do José Saramago mas a página está desatualizada

PS – Quanto ao livro do José Rodrigues dos Santos, que comentei no fim do mês passado, vale mesmo a pena.



14 comentários:

Neoarqueo disse...

Eu, como sabes sou fã de Saramago. Até hoje de todos os que já li o que mais gostei foi sem dúvida o Evangelho Ssegundo Jesus Cristo e o Ensaio sobre a cegueira. Foi com prazer que li o ensaio sobre a lucidez, que pega na história daquele. Reafirmo, Rui, o problema da escrita dele, em termos de pontuação foi mesmo a falta de umas réguadas valentes naquelas mãos. Mas, isso é ultrapassável, o que conta é o valor da sua escrita, e essa é extraordinária.

Neoarqueo disse...

Já agora, estou a gostar muito da musica do Quinteto Tati que vem associada a este post.

Anónimo disse...

Boa escolha musical... Mas gosto mais dauqela da vida ser dificil ;)

Quanto ao livro... já o desfolhei e é bom mas também parece-me q é mais do mesmo...

Quanto à pontuação... é impecavel... exprimentem escrever daquela maneira...

Neoarqueo disse...

Boa Boa Tati, Quinteto tati, Tati:-)

Anónimo disse...

Já agora ... o livro está traduzido para Português? ... ou este já foi escrito por terras de Camões?
Abraços

JL disse...

O Terreiro agora esteve bem :-).

Unknown disse...

Ok tati, já está... a vida é dificil, sempre foi!

Anónimo disse...

Quam julga que é facil que exprimente...

Obrigadinho ;)

Já tomei café da manha ja não vou trabbalhar vou ´dormir

Neoarqueo disse...

Porque é que o terreiro agora esteve bem?

vero disse...

Olá, venho agradecer e retribuir a visita que fez ao meu blog! Apareça mais vezes, ok?

Beijinhos e bom Domingo ***

:)

JL disse...

Porque achei graça ao que ele disse, TSFM. Afinal o nosso Nobel continua a escrever em Lanzarote e por lá é a língua Cervantes e não a de Camões. Penso que se referia isso :-)

Neoarqueo disse...

isso também percebi eu, João, não percebo é: por causa disso ele esteve bem, porquê?

JL disse...

Porque achei graça, homem, simplesmente!!! Lá estás tu com as tuas perguntas :-)

AnaCristina disse...

Saramago é dos melhores escritores que eu já li... e leio muitos!

Acho piada aos vossos comentários, à vossas private-jokes...

Um abraço a todos