21 março 2006

O Jogo do "Parrolo"


Já sei que vou ter um amigo de 37 anos, especialista em demopsicologia á 45 anos que me vai cair em cima, mas pronto cá vai.
O jogo do “parrolo” só deve existir na minha aldeia, Guimarães de Tavares, é muito parecido com o jogo da malha mas em vez das chapas de ferro utilizam-se bolas de madeira.
Quem fazia boas bolas era o “tí Mudo que Deus-Tem”, bem redondas e nem muito pesadas nem demasiado leves. A melhor madeira para fazer bolas de “Parrolo” é a da figueira, mas não pode estar verde se não racha.
Quanto ás regras, jogam duas equipas, de dois ou três elementos cada, que colocam os “parrolos” (dois pau eguais aos do jogo da malha de 50/60 cms) á distancia que entenderem.
De cada vez que se consegue deitar abaixo o “parrolo” com a bola somam-se dois pontos, a bola que ficar mais próxima do pau soma um ponto, há quem “chinque” o “parrolo” e deixe a bola no x onde este se coloca – deixou a bola na cama, a outra equipa só pode tentar deitar abaixo o pau e deixar a bola também na cama, porque os três pontos já cantam do outro lado. Aos dez pontos a equipa que está a perder pode mudar um dos “parrolo” para onde lhe apetecer.
Quem chegar primeiro aos vinte pontos tem direito a uma rodada de borla.

11 comentários:

pexeseco disse...

B'dia !
Obrigado p'la visita e p'lo coments.
Boa musica.
Abracos!

Anónimo disse...

Pois é, esse jogo parace uma mistura do jogo da malha com petanque, ainda assim prefiro uma boa malha...
Ass. XIII a.C.

Neoarqueo disse...

Tanto trabalho para se beber uma rodada?

Arrebenta disse...

Tenho de actualizar os "links". Vai agora :-)

Al Cardoso disse...

Nao ha duvida que o meu amigo esta sempre a surpreender-nos com essas descricoes culturais, vivam os jodos tradicionais da nossa Beira.
Ja agora e porque eu ja nao me lembro bem, e, porque estamos na Quaresma (epoca tradicinal desse jogo) fale-nos do Jogo da Pela, ou nao se jogava em "Terras de Tavares"?

BlueShell disse...

As coisas que uma pessoa aprende aqui...e no entanto a minha terra não é assim tão longe da tua....
Abraço, BShell

Zel disse...

Boa, também tenho saudades de algumas rodadas, que se faziam com os joguinhos ao Serão.

Nunca ouvi tal nome!!!! Mas de Parrolo, não tem nada.....

JL disse...

Eu também não conhecia este jogo. Cá para mim foste tu que o inventaste. :-) Parece aquela do kunami, fruta tropical dos Gato Fedorento :-)

O mais parecido que conheço a esse jogo é a patanca que conheci através de uns tios que estavam emigrados em França.

Um abraço e boa semana

BlueShell disse...

Olha lá...mas onde te meteste? Tu não postas????
Foste jogar?

Anónimo disse...

Sim...a Blue tem razão!
Cadê tu??? namorando???

Unknown disse...

Meu caro amigo, demorei este tempo todo, porque andei a pesquisar nas minhas sebentas a existência do referido jogo. Enquanto o “Chincalhão”, as referencias eram muitas e conclusivas, neste “Parrolo” nem burro queres tu água.
Conclusão:
Tens razão quando dizes que é um jogo apenas e somente de Guimarães, Gil Vicente já fazia referência ao mesmo na sua obra do Auto da Barca do Inferno. Para quem não se lembra, Joane, um lindo menino Francês, veio muito jovem morar com sua madrasta para terras de Guimarães de Tavares, terra originária de seu pai, que entretanto falecera. Joane amancebado com sua madrasta e para despistar os olhos indiscretos das alcoviteiras da época, lá por terras de “Tavares”, vinha para a rua, logo a seguir ao acto de grandes comoções no leito. Ainda mal arranjado, despenteado e com a vermelhidão que está associada a estes actos pecaminosos. Tudo para despistar os “Parrolos” como dizia com o seu sotaque “Afrancoguimarãesado”. Com as bolas da sua patanca no bolso, desafiava toda a malta para jogar, mas como as gentes daquelas paragens, já muito viajadas e a maioria por terras da Alemanha nunca entenderam o verdadeiro nome do jogo. Quando este dizia “Patanca” eles entendiam sempre, Olhá Pá, Tanca. Ao qual os moradores desta aldeia, respondiam muito cordialmente, Obrigado nós!
Aborrecido, Joane dizia, Não, vocês não entendem nada seus parrolo!
E assim nasceu o jogo do “Parrolo” em Guimarães de Tavares.

Abraços