04 maio 2007

O poder do fumo…

Não fumo, nunca fumei (só tabaco) e os dedos de uma mão chegam para contar os maços de cigarros que comprei (o da foto foi na Rep. Checa) na vida toda (são só 37 anos até agora), pronto cravei alguns mas ponho duas mãos para contar com os que cravei.

O governo e, as oposições, finalmente encontraram uma matéria onde são consensuais: Perseguir, caçar e abater os fumadores. Eu, que já pago muitos impostos, estou a ver isto cada vez mais esfumado, porque como sabem cada maço de cigarros leva uma grande carga fiscal e os fumadores, salvo raras excepções, vivem muito menos anos das suas reformas.

Mas deixando os aspectos positivos do vício (morte rápida e grandes impostos), tudo o que é demasiado proibido atrai (tendência para o abismo) e, este projecto-lei parece-me demasiado proibicionista e pouco moderadas e educativa, chega mesmo a recordar o tempo do “Botas” (que eu não vivi) onde a liberdade individual vinha abaixo do bem maior que era a pátria.
Os donos dos restaurante, bares ou seja o que for devem ter a liberdade de optar se querem ou não que se fume no seu espaço e, eu como não fumador com uma filha de 12 anos, opto por frequentar ou não esses espaços.
O 25 de Abril deu-nos a liberdade de nos expressarmos contra o que não concordamos sem medo de represálias, mas de que nos vale isso se eles fazem o que querem sem nos dar cavaco?

5 comentários:

Anónimo disse...

Pois é GreenSky...parece uma ditadura...muito dinheirinho vão ganhar à custa dos chibos que denunciarem os donos dos cafés e os fumadores...que vergonha incentivar a denúncia!



Adoro as músicas que aqui pões.
Têm um estilo mt próprio ;-)


nota- já te enviei o 'vídeo' do Desfile de Máscaras Ibéricas...


BEijos

Unknown disse...

Vivam as drogas leves e pesadas!
Vivam as labaredas as fumarolas e as “Gaijas”!

Por mim podem fumar … e … “emborcar” o que quiserem, logo que não perturbem a minha saúde.

Se “chibar” der dinheiro e pontos positivos no B.I. eu serei o primeiro a “chibar” os “fumaças”!

Vivam os chibos e … as chibas também!

Neoarqueo disse...

Como ex-fumador(penso que já lá vão 6 anitos) concordo com a lei anti-tabaco nos espaços fachados. A liberdade individual não pode ser vivida à custa da liberdade dos outros. E depois é assim, se os restaurantes ou outros estabelecimentos decidissem...bem, todos iriam continuar a deixar fumar e tu, Rui, não terias espaço não poluído para levar a tua filha. Vá... liberdade sim, libertinagem e "laisser faire, laisser passer" a mais não...Obrigado. Já agora, a tua amiga Tcheca é bem boa...não fosse ela de Coimbra...ai ai

Anónimo disse...

Creio que a lei, está mal conseguida, por mim seria assim:
Ou se proibi de fumar em todos os espaços fachados, sem excepção ou todos os proprietarios desses locais teriam de dotar o seu espaço de extractores de fumos adequados à area.

Anónimo disse...

Green (RED por dentro) bela ilustração bons tempos hã!!!