09 fevereiro 2006

Munique - o terrorismo




Vi o filme Munique com algum receio, pois ontem na “Prova Oral” da Antena 3 esteve um crítico de cinema que se fartou de bater no Spielberg. Ouvi que o filme tinha sido feito á pressa para entrar na corrida aos Óscares, que não teve grande investigação, que tem uma visão pessoal dos acontecimentos de Munique, que o homem é antipático, etc… na minha modesta opinião não passa de dor de cotovelo, é moderno ser-se contra o Spielberg, o que os críticos gostam é de filmes que nem eles compreendem.
Quanto ao filme, é longo demais mas tenta dar uma ideia de como tudo aconteceu em Munique nos jogos olímpicos de Verão de 1972, quando um grupo terrorista rapta e assassina onze atletas Israelitas.
Gostei da forma como é apresentado, sem grandes heróis um filme frio e negro que está muito actual ainda que relate acontecimentos do passado. Com homens cheios de medos e ódio a vingar a morte de compatriotas e a comprar o passaporte para a morte pela vingança de outros - “olho por olho dente por dente”.
Eric Bana desempenha o papel de de Avner e fá-lo com grande qualidade, penso que merecia uma nomeação para um Óscar.
Em suma, eu gostei do filme (ainda que longo) e da forma escura como apresenta a violência e a morte, noutro filme qualquer sobre o mesmo tema, teríamos um herói a matar os maus, neste, aparecem-nos homens que matam porque lhe mandam e esperam encontrar uma razão para o que fazem. Matar um terrorista é um acto de terrorismo, toda a gente têm direito a um julgamento.
A grande discussão que tem gerado Munique – se o realizador é a favor ou contra o terrorismo tem uma resposta obvia - nada justifica a morte.

Não percam

9 comentários:

Anónimo disse...

huummmm, fiquei curiosa. Obrigada pela dica :-)

Anónimo disse...

5 estrelas, "uma obra prima" como diz e, eu subscrevo, a revista Time, longo? pois, mesmo assim não diz tudo, vou tentar ver de novo.
Ass. XIII a.C.

north disse...

O critico que ouviste na Antena 3 é o Paulo Acobia. Costumo seguir os conselhos dele mas pareceu-me que tem qualquer coisa contra o Spielberg!

Unknown disse...

Eu só o vou ver quando sair em DVD. Ou quem sabe quando a TV passar.


Abraços

Fornense disse...

eheh q sintonia cinematografica!
então não é q pus ontem mesmo esse filme a "sacar" ? :) tem dois cds um vai a 18% outro a 20% .. vamos la ver o que vai sair daqui mas pela sua critica tou a ver q vai valer a pena..
um abraço

Neoarqueo disse...

Também se não fosse o Paulo Alcobia este post não existia...
Com Paulo Alcobia, este filme não se fazia...
Com Paulo Alcobia, filmes de categoria...

Anónimo disse...

O meu pai tinha a minha idade quando isto aconteceu. Está a dizer-me que se lembra de ouvir o pai dele a comentar a notícia muito chocado.
Barbárie!... Barbárie!... Dizia o meu avô. (O meu pai diz que não é o mesmo que barbie)
Helena
...
Assim que tiver um bocadinho vou ao cinema. Esse quero ver.

Zel disse...

Já falei com quem viu o filme, todos dizem que é um espectáculo.
Na primeira oportunidade vou ver.

Anónimo disse...

Ainda não vi, mas este é um daqueles filmes que não vou querer perder!