13 janeiro 2006

O chincalhão

O chincalhão é um jogo tradicional de cartas que se jogava com bastante afinco na minha aldeia: Guimarães de Tavares.
È dos poucos jogos com cartas onde se pode utilizar o verbo para ludibriar os adversários (e as vezes os parceiros). As fanfarronices como “deixa-os vir para mim que eu sou pé” (tenho um jogo seguríssimo) ou “está a cantar de galo mas não tem jogo nenhum” fazem parte da estratégia do jogo. É o chamaedo jogo falado ou de bluf em lingua america e de cantar de galo em tuga.
Um resumo muito breve das regras é o seguinte:

As equipas são sempre duas, constituídas por dois, três ou quatro elementos. Dão-se três cartas a cada jogador, o primeiro a jogar pode “cantar” para o adversário que está ao seu lado – Seis, o adversário pode aceitar e mandar jogar para seis (podendo falar com todos os companheiros se vão ou não) ou “cantar” – nove (sempre múltiplos de três), quando alguém parar de “cantar” e disser “vamos a jogo” começa a vaza.

A primeira vaza é a mais importante, como dizem os antigos “a primeira vale um carro de milho” porque em caso de empate na ultima jogada os pontos vão para quem fez a primeira,

A carta de maior valor vária conforme o número de jogadores, a saber:

8 Jogadores: Duque de Paus (Zaganito)
6 Jogadores: Dama de Ouros (Douradinha)
4 Jogadores: Valete de Paus (Cavalo)

O valor das outras cartas importantes e por ordem é o seguinte:

Cinco de Ouros
Cinco de Paus
Dama de Espadas (Sota)
Quatro de Paus (Zapt)
Manilha de Copas (Manilhão)
Manilha de Ouros (Manilha)
Ás de Espadas (Mata-ternos)
Ternos
Duques
Restantes figuras

A forma de apontar as vazas também é peculiar, aponta-se em quadrados, sendo cada lado do quadrado equivalente a três pontos, terminando o quadrado com um traço no meio (quinze pontos), dois quadrados perfazem um jogo. Quando de tem vinte sete pontos é obrigatório ir a jogo.

Se na primeira jogada a equipa não quiser ir a jogo, apontam-se três pontos para o adversário. Se a equipa desistir quando se está a “cantar” aponta-se o valor que estava aceite anteriormente, por exemplo: canto “seis” ao meu adversário este aceita e canta “nove” o meu parceiro vê que não temos jogo para nove desiste, apontamos seis para a equipa adversária.

Isto é mais fácil de explicar com uns tintos e uma “punheta” de bacalhau, porque há sempre os truques e os sinais que eu depois posso revelar.

18 comentários:

Zel disse...

Nos serões de Inverno era uns dos passatempos na taberna da aldeia, até estou a sorrir das risadas que provocava este jogo, havia grandes "figos" a jogar para não dizer mestres.

Dou 5 ***** para este excelente post , pois fala das nossas gentes.

Forte abraço

JL disse...

À semelhança do Zé Luís, também atribuo a mesma nota e considerando a mesma escala. Soberbo. Já há muito que andava à espera de saber um pouco mais de um jogo que já raramente se vê. É mais a Sueca :-)

Alex disse...

GreenSky, este jogo nunca joguei.
Ma Abrunhosa não é habito jogar-se esse jogo. Joga-se sueca. Também, a semelhança do chincalhão, se
fala e faz sinais. Há cá uns artistas do macete pelos cafés!...
Pois é. Tens que ensinar a jogar isso e a fazer “punhetas” à Guimarães de Tavares.

Unknown disse...

Alex, meu amigo, na sueca falas mas não é permitido, dizem os velhos lá da aldeia que foi inventada por mudos.

Um abraço

Neoarqueo disse...

Como Diz o Alex, na Abrunhosa nunca tal jogo se jigou, nem nunca tinha ouvido falar dele até tu mo dares a conhecer. Quanto às punhetas peço meças às de Guimarães...as da Abrunhosa são das melhores, claro que o bacalhau é importantíssimo, tem mesmo que ser bom.

sattelite disse...

obrigado pela dica, ainda sou novo nisto dos blogs. Sempre que tenhas uma dica agradeço que digas...Tenho pouca disponibilidade para a informática mas tento sempre aprender alguma coisa.

Unknown disse...

De “punheta de Bacalhau” e de copos de tinto percebes tu! … e batota jogada.

O Chincalhão é um jogo que só se aprende jogando, fica um desafio, eu, mais dois cientistas teus amigos e tu, um dia destes poderíamos fazer uma partidinha. Está combinado?

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Zel disse...

Vamos arranjar "mestre " e jogadores, que o tinto e a "punheta" de bacalhau certamente vão aparecer...

Al Cardoso disse...

A de facto e divertido jogar e ver jogar esse jogo, infelizmente nunca aprendi a joga-lo sempre fui mais pela sueca, pareque-me que e mais facil, e por aqui nem para a sueca tenho parceiros.
Bem haja por lembrar um jogo tao tradicional na nossa Beira.

Unknown disse...

Então Green? A jogatina está interessante? … Tanto tempo a jogar que já me doem os “joanetes”, é que estar aqui tanto tempo sentado é obra … os copitos e o vinhito é o mesmo, outro feito digno de registo … quando os senhores jogadores caírem para o lado de cansaço é que vais mudar esta página?

Bem os teus post’s colam …!

Quando deixares de jogar, me liga vai!!!!!

Abraços

Anónimo disse...

...sueca?...ó domusophia, eu só vejo é copos na foto!

...ehehehehe, anyway, adorei por cá passar again :-D

Sinón, Hein? desculpa??...o suporte de vídeo online...??...poça, sei lá, vários! ...nã percebo nada disso, como já deu para entender ;-D

...para os vídeos, acho que é o Sapo, pois ou o 'CASTPOST'. Tenho0 vários 'servidores', conforme o que meter aqui, músicas, vídeos, and so on....nã percebo nada disto mas thanks peka ajuda :-D
...deixa lá o Terreiro 'sossegado' pq tenho quem me ajude nisso ;-D
...éuma questão de tempo e de aprendizagem, como já disse.

Bjs e boa semana tambem para Ti :-D

Anónimo disse...

Greensky,
essa foi boa mas naaaa pegou...não mudo a localização, a kapital do império, por nada deste mundo!
...quer-se dizer, só se valer a pena... ;-P

Beijitos !

Fornense disse...

eu atribuia este no me akele jogo d jogar com moedas d metal acertar num buraco.. lol n sei se tao a ver.. este n conhecia.. é mais sueca tambem por aqui por Fornos de Maceira Dão..

Unknown disse...

Bem os teus post’s colam …!

Eu estou em crer que estás agarrado ... tens que fazer uma desintoxicação ... isso está mal, ai está está!

Abraços

Anónimo disse...

Falta referir que dá para jogar com 10 jogadores, sendo que a carta mais alta é o "fincão", correspondente ao 5 de espadas. Quando uma equipa está com 27 pontos, diz-se que estão "virados" ou "estão-se a ver"... Abraço. colubra@mail.com

Anónimo disse...

a mim ja me xamam enxina burros xe quiseres possote enssinar pa mais um bocadinho que eu sou um campeao nisso

Anónimo disse...

mais outra coisa, por aqui a espada ganha ao ouro.

Truques:
5 de ouros(chincalhão)- ergence as duas sobrancelhas
5 de paus- beiço para o lado
dama de espadas("puta")- piscasse o olho
4 de paus- trinca de lábio
7 de copas- gesticula-se com a boca "copa"
ash de espadas- gesticula-se "espada"
7 de ouros- gesticula-se "ouro"
ternos- língua de fora
duques- língua de fora
Depois para confundir diz-se depois de fazer o truque 1,2,3...para cima ou para baixo

Os truques são estes agora posso é ter-me enganado um pouco na atribuição, mas o 5 de outros, espada, copa e ouro são esses de certeza.