07 novembro 2006

A tristeza de Lucrécia…


O frio rachava pelas goteiras, encolhida, com as pernas encostadas ao peito, ouviu o relógio da igreja gritar para a noite que eram cinco da madrugada. Que triste coincidência, o Sr. Prior tinha vindo, mais uma vez, servir-se do seu corpo para satisfazer as tentações da carne, pobre espírito. Quanto mais espezinhava e gritava – não! – mais prazer parecia dar àquela alma de diabo, nesse momentos maldizia a mãe por não ter feito um desmancho quando estava grávida dela, não a devia ter trazido ao mundo para isto, não a matou de uma vez enquanto nada sentia e castigou-a com este corpo putrefeito que agora fede àquilo a que alguns chamam amor.
Sempre que é violada deixa o maltrapilho sozinho no quarto como quem se masturba na solidão e o seu espírito vagueia por amores que nunca vai encontrar, porque não existem, mas ela nesses momentos também não, quando satisfeito o sacro (demoniaco) homem grita – Foi a tua mãe que mandou, tens que obedecer á sua ultima vontade, não te esqueças que fui eu quem a encaminhou para o céu através da oração, não queiras que ela arda no inferno por ter feito dois abortos e ter tentado o mesmo em ti.

A chuva purifica o corpo mas não há nada que lave a alma.

- Lucrécia, minha linda que te aconteceu rapariga?
- Nada, dona Purificação, nada… - com os olhos postos no chão.
- Está com a cara de quem não dormiu nada e com esses olhos tão tristes, anima-te rapariga tu és muito bonita para andares por aí assim como quem anda com o mundo ás costas.
- Tenho que lhe perguntar uma coisa… mas tenho tanto medo!
- Logo vi que havia marosca, desembucha rapariga, sabes muito bem que podes confiar em mim!
- Não tenho… mais ninguém… a quem recorrer…
- Vá lá! Não tenhas medo sou toda ouvidos.
- Tou grávida e tenho que fazer um aborto, esta criança não pode vir ao mundo!
- Porra rapariga, podias ter dito logo, quem foi o bastardo? Já falas-te com ele?
- Não posso dizer a ninguém…
- Pronto não digas, mas como sabes houve três referendos á lei do aborto, no fundo foi até o sim ganhar, eu não concordo que mates a vida que tens dentro de ti, mas se esse é o teu desejo é só dirigires-te ao teu médico de família…
- Isso é só para os ricos que antes gastavam o dinheiro nas clínicas de Espanha…
- Não minha querida, eu vejo mal por causa das malditas cataratas, mas se quiser ser operada na privada tenho que pagar do meu bolso, mas para tu abortares o estado paga tudo na clínica.
- Sim, sim na teoria é, mas na prática só aceitam quem querem, os sem condições para alimentar mais uma boca não se podem dar a esse luxo, para nos ou utilizamos o citotec ou vem mais um desgraçado ao mundo!
- Quem venha! Que eu não te posso permitir que o mates como a tua mãe te queria fazer a ti…
- Antes o tivesse feito…
- Nem o penses quanto mais dize-lo, ainda hoje vais viver para minha casa, amanhã vamos fornicar o filho da mãe que abusou de ti, ele que se ponha fino que sou capaz de lhe arrancar o apetrecho…
Dona Purificação agarrou na mão de Lucrécia e em silencio seguiram para o terço das sete, começou a chover a cântaros, Lucrécia não entrou, deixou-se ficar plantada á porta da Igreja com a esperança de que as lágrimas do céu lhe lavassem a alma e as entranhas, mas ao fim de vinte cinco anos já a pequeno aborto estava a sair da faculdade para ajudar a mãe na gestão do seu império de chinelos de dedos, construído com a ajuda de um marido de sonhos que a ajudou a criar mais quatro filhos. Ah! a dona Purificação essa não existia a Lucrécia esteve a falar com uma amiga imaginária ou seria com o seu próprio filho ainda no ventre disfarçado de mulher… o que nos faz a natureza para contrariar a morte….

15 comentários:

Anónimo disse...

Excelente apologia do "NÃO ao aborto"...mais nada.

JL disse...

Espectacular este texto. Dá que pensar! Afinal as listas de espera vão existir ou não, daqui para diante?.

O Blog está catita, Rui!

Zel disse...

Excelente trabalho.... a vida é como uma história, uma com final feliz outra......

(aproxima-se a época dos jantares ....não há nada na agenda????)

sattelite disse...

Excelente texto sim senhor! Gostei da remodelação ao blog. Não concordo contigo, sou a favor do aborto, cada mulher deve decidir o que fazer com o seu corpo,mas também acho que deve ser muito bem pensado.

Al Cardoso disse...

Caro Rui:

Adorei a tua prosa e a tua filosofia, assim como adorei a casa nova. Entao que se passa por ai, primeiro foi o Tavares agora foi voce, sera que tambem que tenho que mudar o visual, para poder competir com a concorrencia?

Um abraco de amizade.

Anónimo disse...

Neste referendo à lei do aborto, se o sim vencer, vai trazer muitas consequencias, nã sua maioria nefastas para o cidadão de um país de Socrates, se o NÃO vencer, muita coisa vai mudar, uma delas é a actitude do Socrates, pode ser que se acalme mais. Por convições voto e faço votos que o NÃO vencça.
Gostei do texto, até o li todo, normalmente nestas coisas de blog's textos grandes nao leio até ao fim

Anónimo disse...

UAUUU !! que espectáculo de Template. Lindo :-)
Parabêns à Gerência !


Bjs

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

Sim, as mulheres devem ser livres de fazer o que entenderem com o seu corpo, a liberdade de cada um acaba onde começa a de outrem, os dono dos touros de Barrancos também devem poder matar o que é seu, eu, sou apenas contra todo o tipo de morte independentemente de quem é o dono dessa vida! Mas respeito todas as opiniões, aliás á quem concorde com a eutanásia e tenho que respeitar a opinião dessas pessoas.

Anónimo disse...

Ok, então cá vai mais uma opinião. Eu não vou divulgar se sou a favor ou contra o aborto, é algo que prefiro guardar para mim. Porém fico intrigado com aqueles que defendem o aborto e são contra os touros de morte de Barrancos. Em que é que ficamos? Então apoia-se a morte de um ser humano (ainda que na incubadora, é certo) e defende-se a vida de um touro? Para mim só pode haver uma explicação: ou estes são filhos do Minotauro, o tal da Ilha de Creta, ser mitológico que Picasso tão frequentemente retratou, ou aqueles não gostam nada dos outros seres humanos.

Anónimo disse...

Rui parabèns. Pelo blog.

Quanto ao aborto sou a favor e já vem tarde, se fosse legal a muitos anos talvez alguns fdp´s que agora mandam em nós talvez não existissem.

Anónimo disse...

Povoador, não existiam estes, maas existiriam outros.

Alex disse...

Belo artigo e lindo Blog. Sim senhor!...
Está bonito o Blog – espectacular.
Tenho que fazer umas obras de remodelação no meu para não ficar sem clientes.
...

Não sou contra nem a favor mas considero que criminalizar o aborto é uma estupidez e que referendá-lo é outra ainda maior.
Já existe legislação que regulamenta a IVG mas que tem de ser ajustada a realidade.
Quem aborta fá-lo por necessidade e fica com traumas profundos que nunca esquece.
Ninguém enterra um filho por gosto e em consciência. É uma pena demasiado pesada para quem o faz. Trata-se da intimidade e consciência de cada. Uma estupidez de discussão que devia ser acabada com um simples Decreto Lei e com a mobilização de recursos na promoção e apoio a quem tem de recorrer ao aborto por pura contracepção.
Não será este o único caminho capaz de reduzir o número de abortos e garantir a integridade da mulher.

Abaixo o referendo

Um abraço

Xicote disse...

Gostei bastante do formato do blog. Sou a favor do aborto. Ou melhor sou contra mas se tiver de ser que seja ás claras. Só assim se sabe a real dimensão do problema. Só assim as pessoas podem falar mais abertamente sobre o tema e percebermos as razões.

Agnelo Figueiredo disse...

Tenho andado distraído com outras coisas e só hoje dei conta deste excelente texto.

Parabéns: