09 outubro 2006

O “Espeta e deixa”

No sábado passado tive que alombar com uns belos poceiros cheios de uvas. A vindima esteve marcada para o anterior, eu até tinha um casamento, mas o São Pedro, com algumas cunhas dos meus irmãos, mandou tal carga de água que a coisa teve que deitar adiante. Fiquei todo partido, também porque não admiti rodilhas ao ombro – isso é para as mulheres.

A casta que se vê nesta imagem deve ter um nome técnico que eu desconheço, na minha aldeia a população chama-lhe “espeta e deixa” – porque são umas uvas saborosa quando se comem sem trincar e deitando logo a casca fora.

Espero que ao menos o vinho deste ano seja muito bom porque o meu pai deu-se ao trabalho de não enviar tudo para a cooperativa (que paga quando calha) e fizemos um lagar de boa pinga – Não levou “espeta e deixa”.

O ti António da Vinha Morta e a esposa do Rui das Botas (que tem uns borregos muito bons) são as personagens do primeiro retrato, já a vindimarmos o fim do Prado.

5 comentários:

Anónimo disse...

Contudo eu gsotaria de provar uma pinga com a tal casta "espeta e deixa"...a verdadeira casta de Cabeços de Tavares

north disse...

Segundo aprendi após me mudar para o lugar dos currais, "espeta e deixa" tem o nome de "produtor" também não sei se será o termo técnico!
Já agora, agradeci devidamente ao nosso querido São Pedro a folga que me deiu ás costas!

Anónimo disse...

O conhecimento pede... sacrificios!!!
Depois do post da feijoca assada nada melhor para "desmoer".
Abraço

AKIbruto

Al Cardoso disse...

Que saudades me deixou dos tempos em que alombei um poceiros e tambem quando o esmagava, com os pes no lagar de granito.

Espero que sobre algum desse liquido, para o proximo verao!

Um abraco Rui.

Zel disse...

Nos meus tempos de jovem belo e inteligente..rsssssssss

Com um grupo de amigos mandávamos no Verão umas "pancadas" no " Produtor" acompanhado com " galinha".....

Certamente que muitos desconhecem este pitéu!!!!eheeheh


Agora faz mal!!!!! dahhhhhh