16 abril 2006

Enquanto Salazar Dormia…


Vivam as férias da Páscoa, no meio do descanso aproveitei para pôr alguma leitura em dia.
Aferrolhei-me com alguns livros junto a uma piscina numa casa sossegada no meio do Alentejo, mas este livro do escritor Domingos Amaral é das melhores histórias que absorvi nos últimos anos.
Somos atirados para o ano de 1941 e enquanto a Europa é destruída pela guerra Portugal é, aparentemente, o oásis (já na época) para os refugiados. Salazar não querendo tomar nenhum partido na guerra (parece actual) manda fechar os olhos intermitentemente á sua policia (PVDE) criando um campo de batalha entre espiões Ingleses e Alemães na nossa pacata nação, para quem pensa que Portugal não fez parte da II Guerra é de leitura obrigatória.
É uma história recheada de factos reais contados por uma personagem imaginária, Jack Gil, filho de pai inglês e de mãe portuguesa, que nos vai arrastando para dentro da “belle époque” da Lisboa dos anos 40.
Jack Gil regressa a Lisboa já com oitenta e muitos anos para assistir ao casamento do neto. Este retorno a Lisboa após tantos anos aviva-lhe as recordações dos amores, das aventuras e desventuras que lhe marcaram a alma enquanto o ditador dormia.
È um livro grande que se lê em dois dias porque é cativante e prende-nos da primeira á ultima página. Nas próximas férias sou bem capaz de o voltar a ler é que já estou com saudades do velho Jack.

Já me esquecia de referir que Domingos Amaral é o director da revista Maxmen e já nos brindou com mais três livros que eu ainda não li, a saber:

Amor á Primeira Vista - 1998
Os Fanáticos do Sushi – 2000
Os cavaleiros de São João Baptista - 2004

12 comentários:

Al Cardoso disse...

Bem vindo de volta, pelo que vejo as ferias foram productivas.

Continuacao de Boas Festas Pascais.
Um abraco

Zel disse...

Hum...Férias , leitura...muita musica...

Grande abraço

Unknown disse...

Boa sugestão.

Abraços

Anónimo disse...

estou aa ver que as ferias foram muito bem aproveitadas...neste post e no anterior :-) Ainda bem!

Boa semana,
Bjs

north disse...

Essa descrição faz-me lembrar para aí um filme americano dessa epoca!
será que lisboa era assim nessa altura?

Alex disse...

Bom regresso ao trabalho.

De portas bem abertas, Portugal sempre foi um paraiso para essa malta.
Deve ser interessante de ler esse book.
Um abarço

Neoarqueo disse...

Vou aproveitar a sugestão. Olha eu não faço anos, mas faz de conta que faço e oferece-mo.

JL disse...

Quem sabe nas próximas férias eu leve esta sugestão comigo!

BlueShell disse...

Beijos de serenidade
BShellºººººººººººººººº
º-º-º-º-º-º-º-º-º-º-º-º-

Anónimo disse...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

Anónimo disse...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»

Anónimo disse...

a história é verídica?