27 setembro 2006

Feijão assado no forno

Depois de várias tentativas falhadas de fazer este belo pitéu em minha casa, resolvi tirar o rabinho da cama antes da alvorada e fui ajudar dois velhos amigos a elaborar o petisco. Às 08 horas já o Rochinha (o careca de barba) andava atarefado a meter lenha no forno, eu e o velho Oliveira (o de chapeu) só nos apresentámos ao serviço por volta das 08h30.
Lavámos as mãos (eu achava que dava sabor mas o Oliveira é um doente da higiene) e como o tacho era para 15 comilões (beberrões) tive que descascar 10 cebolas e uns 20 dentes de alho. Depois de tudo picadinho e lavado mistura-se com o feijão (Catarino - grande e amanteigado) que está de molho há mais de 15 horas. Com a carne, diz-me o velho Oliveira - "O segredo está em deixa-la cortada e metida em sal durante três dias devendo depois ser bem demolhada no dia anterior, e não te esqueças que tem que ter um pedaço de rabo e orelha para dar sabor".
Depois de tudo misturado é acrescentado o presunto em cubos e a chouriça cortada (em grandes pedaços), mais uma mistura, meio litro de azeite e toca a atestar com água até tapar os feijões.
O forno deve estar branco de tanto calor, então o assador entra lá e só de pode abrir a porta ao fim de uma hora para ver se precisa de mais água (sempre fria).
Três horas depois e após alguns petanços entre os meus dois velhos - tal e qual os Marretas sempre a resmungar um com o outro - "não aqueceste bem o forno", "tem água a mais", "é ultima vez que aqui venho" etc. - está tudo pronto para se deliciar.
Desta vez chovia como Deus a dava mas nem assim conseguimos rapar a travessa, quanto ao vinho, não se pode dizer o mesmo, talvez devido a um fenómeno metrológico chamado evaporação, os garrafões foram desaparecendo uns atrás dos outros (ainda por cima fui eu quem levou o vinho).

Muito Obrigado Oliveira pela aula (por esta e por muitas mais)!
Muito Obrigado Rochinha pela barraca que nos acoita!

11 comentários:

Unknown disse...

Lindo texto, parabéns!

Nesse dia e nos outros que andas com esses “velhotes” castiços não te cabe um “Chícharo”.
Eu tenho pena não ter provado esse pitéu!

Abraços

Al Cardoso disse...

Deve ter sido mesmo bom, quem sabe ainda um dia nos ha-de convidar, agora que sabe como se prepara.

Um abraco de amizade.

Neoarqueo disse...

Já provei esse prato: simplesmente digno de deuses

CMatos disse...

Eu gosto de Feijoada e de "Chicharros", mas assados nunca comi.
Deve ser muito bom, talvez um dia... Quem sabe!

Zel disse...

Tenho um amigo em Paços da Serra, que é um grande mestre da Feijoada no Forno, apesar dos convites ainda não foi possível comer esse mangar.

Feijão cozido com as belas couves e um naco de salgadinha já é um petisco... quanto mais no forno.....

Crónicas de Ariana disse...

Bem, divirtiram-se não foi?


BJS :)

Alex disse...

Olá GreenSky!

Uma feijoada assim nunca me passou pelas barbas e descrita assim desse maneira até faz crescer água na boca logo de manhã.
Assim que possa vou tentar a receita.
Para já vou imprimir o artigo para adicionar aos meus arquivos culinários.
Obrigado pela receita.

Um abraço

JL disse...

Já lá comi uma feijoada dessas pelo aniversário do TSFM. E que boa que estava!!!

BlueShell disse...

Já é tarde ....mas olha que fiquei com apetite,....

Beijo azul desses que só conchas azuis podem dar!
BlueShell

Anónimo disse...

Finalmente saiu-se do Enxofre para um belo feijão assado no forno...huuuuuummm...até fiquei com água na boca...deve ter sido uma maravilha :-)

E o quanto se aprende com a sabedoria dos mais velhos!

Bjs

Anónimo disse...

Que fixe! O meu amigo Rocha na cozinha. Um grande abraço. É bom ver-te com esse apetite.
Fernando,PT